Mamãe quero mamar!!!!

Dia 1o de agosto se celebra o Dia Mundial do Aleitamento Materno. Resta mais que comprovado os benefícios do leite materno, bem como a sua importância nos primeiros 6 meses de vida – inclusive como alimentação exclusiva – sendo incentivado até os 2 anos de idade. 

Esta ano, o tema é “EMPODERAR MÃES E PAIS, FAVORECER A AMAMENTAÇÃO. HOJE E PARA O FUTURO!”

#smam2019

Busca-se identificar o papel de cada participante do núcleo de relacionamentos da lactante o seu papel e como ele pode desenvolver atitudes com objetivo de empodrar os pais e favorecer sempre a amamentação.

Então papais, avós, tios, irmãos, amigos, chefes, empresas são chamados para ocupar sua posição neste ato que é muito mais que apenas alimentação: é carinho, é necessário, é essencial, é amor líquido.

Perceba que o foco é sempre para “favorecer a amamentação”.

É importante frisar que não se pode NUNCA impedir a amamentação.

Vem com essa não Adam… aqui tem…. bastante….

Amamentar ou não é uma escolha da mãe e, dela exclusiva (lembrando sempre também na saúde do bebê).

Ainda, em nenhuma hipótese pode a mulher ser impedida de amamentar por estar em local público, ou mesmo espaço privado seja qual ele for. Se você presenciar uma discriminação desta por favor faça queixa.

As mamães que trabalham não só podem, como devem fazer pausas no trabalho para amamentar.

Elas têm direito a duas pausas de meia hora cada para amamentar o bebê até os seis meses de idade, depois disso é por acordo com o empregador. A definição do momento da pausa é e deve ser negociado entre empregador e a mãe. Inclusive, esse período pode aumentar se a saúde da criança exigir. Convenções e Acordos de categorias podem ajustar a estabelecer esta regra. Para ter certeza é preciso consultar o sindicato.

Porém, nada melhor do que uma boa conversa com o empregador para acertar a melhor condição para as duas partes.

E tá sobrando??? Que fartura…. já pensou em doar?!?! Procure os centros de coleta de leite materno ou obtenha informações nas maternidades sobre doação de leite materno. 1 pote de leite atende até 10 recém nascidos!

Seu leite é vida!

Bora mamar!!!!

#smam2019

OBSERVAÇÃO: O presente texto é exclusivamente para esclarecimento quanto ao assunto. Não substitui o parecer técnico de um advogado que analisará o caso em concreto nem retira a necessidade de consulta jurídica específica para análise do caso. Na dúvida, procure um advogado.

Um comentário sobre “EMPODERAMENTO DO ALEITAMENTO #SMAN2019

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s